Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Menstruar sem poluir o Planeta

Os tampões e pensos descartáveis são o produto menstrual mais utilizado pelas pessoas que menstruam, mas não estão isentos de consequências para a saúde e para o planeta. 

Em média, são utilizados entre 10.000 e 15.000 pensos higiénicos descartáveis durante a vida fértil de uma mulher. Isto representa até 150 quilos de resíduos e uma média de 2.000 euros de despesas ao longo da vida. Todos os anos, mais de 45 mil milhões de pensos e tampões são enviados para aterro em todo o mundo. Sabendo que estes produtos levam cerca de 500 anos a degradar-se, o mesmo que uma garrafa de plástico o impacto ambiental é gigantesco. Para além deste desastre ecológico, estes produtos são também tóxicos para quem os utiliza. Vários estudos revelaram que os tampões e pensos descartáveis mais vendidos em Portugal contêm resíduos de substâncias tóxicas para a saúde. Felizmente, existem muitas alternativas à proteção menstrual descartável que são amigas para a saúde e para o planeta.

O copo menstrual

O copo menstrual tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos. Este pequeno copo, feito de silicone, é inserido na vagina recolhendo o sangue menstrual. Deve ser mudado entre 8 a 12 horas, dependendo do fluxo, esvaziado e lavado com água. É também aconselhável esterilizá-lo pelo menos uma vez por mês em água a ferver durante 3 a 5 minutos após o período menstrual. Porquê utilizá-lo? Em primeiro lugar, é muito mais ecológico do que a proteção tradicional porque é reutilizável e tem uma duração média de vida de 10 anos. Também não contém produtos tóxicos. Disponível em vários tamanhos, é uma alternativa mais saudável, mais económica e com garantia de zero resíduos. Pode encontrar o copo menstrual em farmácias e lojas Zero Waste. Na Zero Plástico pode encontrar o Organicup: um copo de silicone certificado como Vegan e livre de alergénios. 

Pensos higiénicos reutilizáveis e laváveis

Esta alternativa baseia-se nos pensos higiénicos descartáveis mas são laváveis e, portanto, reutilizáveis. Estes pensos são feitos de materiais naturais, geralmente algodão ou outros tecidos absorventes. Podem ser lavados à mão ou na máquina de lavar a baixa temperatura, e têm uma vida útil de 6 a 8 anos. Não produzem resíduos, porque podem ser reciclados quando não forem mais usados. Várias marcas oferecem pensos reutilizáveis. No website e na nossa loja oferecemos pensos reutilizáveis feitos à mão em Portugal com vários fluxos e tamanhos personalizados, assim como padrões bonitos e coloridos

Cuecas menstruais

As cuecas menstruais são laváveis e reutilizáveis, geralmente feitas de algodão e têm camadas absorventes que recolhem o sangue menstrual. Podem ser mantidas até 12 horas – dependendo do fluxo – e não há risco de fugas. As cuecas menstruais têm uma duração média de 5 a 7 anos, dependendo da forma como são usadas.

Assim, independentemente da alternativa que melhor lhe convier, cada uma delas será mais respeitadora do ambiente, da sua saúde e, a longo prazo, da sua carteira.


As nossas sugestões para menstruar sem poluir o planeta

Deixe uma resposta

Mais artigos