Uma Associação que luta pela preservação cultural e ambiental do Médio Tejo
O nome “30POR1LINHA” surgiu porque “queremos fazer trinta por uma linha” sintetizando a vontade de envolver várias áreas que se complementam e lutando por aquilo que acreditamos.
É difícil escolher porque todas têm o seu propósito e objectivo. Mas na área ambiental poderemos destacar o “Aqui há Aves!” por ter sido um dos primeiros projectos a surgir e por ser muito gratificante ver a surpresa dos participantes quando se apercebem que não existem só pombos e pardais nas cidades 🙂 Se conseguirmos ter espaços verdes bem conservados e bem geridos poderemos observar bastantes espécies de aves nos jardins das citadinos 😉
Observação de aves em jardins urbanos: “Aqui há Aves!”
Biodiver-Cidade, passeios interpretativos da biodiversidade nas cidades. Tomar e Torres Novas.
Passeios interpretativos sobre a biodiversidade na Reserva Natural do Paul do Boquiilobo (RNPB), no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros (PNSAC), Zonas Naturais do Concelho de Torres Novas e outros locais do Médio Tejo.
– Censos de borboletas diurnas um projecto de ciência cidadã do TAGIS, na Mata Nacional dos Sete Montes (Tomar);
– Projecto NAPA – elaboração e colocação de caixas-ninho nos jardins e escolas da cidade de Torres Novas;
– Inventário e registo de árvores de grande porte, nomeadamente da espécie Quercus faginea carvalho cerquinho que é o carvalho da nossa região e infelizmente ao contrário da azinheira e do sobreiro não tem protecção legal. Na região do Médio Tejo.
– Monitorização do escaravelho vaca-ruiva (Lucanus barbarossa) endémico da península ibérica, sul de França e norte de África (Marrocos)
– Monitorização de Borboletas Nocturnas, projecto de ciência cidadã integrado na Rede de Estações de Borboletas Nocturnas (REBN). Em Tomar
– Projecto Rios, também um projecto de ciência cidadã promovido pela ASPEA. Adoptamos um troço de 500m do rio Almonda na Azinhaga e outro no rio Nabão no Sobreirinho.
– Elaboração e realização de Teatros de Fantoches sobre várias temáticas, em prol da valorização e apropriação do património natural e da oralidade.
Como podem contactar a 30 Por Uma Linha
email: atrintaporumalinha@gmail.com
Redes sociais: Facebook e Instagram